quarta-feira, 26 de março de 2014

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS - SANDRA


Trabalho com documentos

Quaresma veio ao seu encontro. Floriano vestia chapéu de feltro mole, abas largas, e uma curta sobrecasada surrada. Tinha um ar de malfeitor ou de exemplar chefe de família em aventuras extraconjugais.
A proporção que falava, mais Quaresma se entusiasmava. Ele não podia ver bem a fisionomia do ditador, encoberto agora como lhe estava pelas abas do chapéu de feltro; mas, se a visse, teria de esfriar, pois havia na sua máscara sinais do aborrecimento mais mortal.
[...] Num dado momento disse:
- Mas, pensa você, Quaresma, que eu hei de pôr a enxada na mão de cada um desses vadios?! Não havia exército que chegasse...
Quaresma espanto-se, titubeou, mas retorquiu:
- Mas, não é isso, Marechal. V. Ex, com o seu prestígio e poder, está capaz de favorecer, com medidas enégicas e adequadas, o aparecimento de iniciativas de caminhar o trabalho, de favorecê-lo e torná-lo remunerador... bastava, por exemplo... Atravessam o portão da velha quinta de Pedro I. [...] Floriano já ouvia o Quaresma muito aborrecido. O bonde chegou; ele se despediu do major, dizendo com aquela sua placidez de voz: 
- Você quaresma, é um visionário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário