quarta-feira, 23 de julho de 2014

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - EDUARDA BOEIRA PIZZIO ROSSANA ALVES MINTO


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII
SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: JOSÉ EDIMILSON KOBER



           PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


EDUARDA BOEIRA PIZZIO
ROSSANA ALVES MINTO
TURMA:9C


CHARQUEADAS/RS
JUNHO DE 2014

Introdução

A partir de agora falaremos sobre a primeira guerra mundial. A batalha dos franceses e ingleses contra os alemães, onde muitos soldados morreram.
Nesta guerra onde Inglaterra e França não estava com uma armada tão forte quanto a Alemanha, enquanto os alemães estavam com tanques e metralhadoras, os ingleses e franceses ainda estavam usando espadas e a cavalaria, pois ainda não tinha percebido que a tecnologia havia crescido um pouco mais. A guerra durou de 1914 até 1918, que teve os Estados Unidos como vencedores e a Alemanha se rendendo, assinando um tratado de paz no final da primeira guerra.
A Primeira Guerra Mundial foi um banho de sangue onde muitos soldados morriam no campo de batalha, muitos soldados morreram nas trincheiras entre 1914 e 1918, tanto pelas armas dos soldados inimigos tanto como a falta de higiene, onde muitos soldados morreram com doenças por causa dos ratos, e tudo o que contaminava aquele lugar.
Muitas pessoas inocentes sofreram também pela perca de familiares e pela invasão de exércitos em suas fazendas, invadiam para pegar comida e para dar um rápido descanço.
Muitos países perderam territórios e muitos países conquistaram territórios ficando com seu país ainda maior.


Desenvolvimento

Assistimos ao filme cavalo de guerra, procurando observar ao longo do filme quais foram os motivos de porque morreu tantas pessoas na primeira guerra mundial.
O filme se passa numa cidade inglesa e nos campos de batalha entre ingleses unidos com os franceses contra os alemães.
Em um leilão que teve de cavalos na cidade, um senhor foi comprar um cavalo para trabalhar no campo, e por orgulho comprou um cavalo puro sangue que mal podia pagar. Quando chegou em sua casa, sua mulher viu o cavalo e ficou braba, pois aquele cavalo não servia para trabalhar no campo, nunca havia sido treinado, e o senhor que era dono da fazenda não podia treiná-lo, pois quando lutou numa guerra feriu a perna gravemente e ficou com sérios problemas nela. Ele foi o sargento do 7° batalhão da cavalaria imperial numa guerra na África.
Albert, o filho do dono da fazenda para ajudar seu pai, se dispôs a treinar o cavalo, mas ninguém acreditava que ele conseguiria. Albert começou a treinar o cavalo, e quando ele assobiava o cavalo ia até ele imediatamente.
Certo dia o verdadeiro dono da fazenda foi lá querer o dinheiro que o pai de Albert estava devendo da fazenda, como o pai de Albert não tinha todo o dinheiro, ele ameaçou tomar a fazenda, e a única esperança que ele tinha de conseguir o dinheiro era que o cavalo arasse o campo, pois era uma terra muito dura e rochosa. Pois eles poderiam plantar e conseguir o dinheiro que ele ainda devia.
O pai de Albert foi tentar colocar uma sela no pescoço do cavalo, mas como o cavalo era muito arisco ele não deixou que colocassem nele. Depois que o pai do Albert não conseguiu, ficou nervoso e tentou matar o cavalo, quando Albert pulou na frente e impediu que seu pai matasse o cavalo e disse a seu pai que iria conseguir colocar a sela no cavalo e arar o campo. O pai dele sai com a arma na mão, e Albert convence o cavalo a colocar a sela.
No dia seguinte, Albert vai com o cavalo até o campo para tentar fazer com que o cavalo arasse o campo. Foi difícil, pois a terra era muito dura e o cavalo não estava obedecendo  Albert, até que o cavalo começa a obedecê-lo e puxar o arado, mas como a terra estava muito dura, o cavalo não estava conseguindo puxar o arado sozinho, até que Albert começou a ajudá-lo, começou a chover e a terra fica mais macia e fica mais fácil de arar. Depois de muito sacrifício eles terminam de arar o campo. Enfim o pai de Albert pode plantar, mas quando sua plantação estava grande, veio uma tempestade e destruiu tudo. Na manhã seguinte vendo o que havia acontecido, suas esperanças acabaram. Enquanto Albert estava na plantação, o pai dele resolve ir até a cidade para vender o cavalo para o exército que estava na cidade recrutando novos soldados. Albert  chega lá e tenta impedir que seu pai venda o cavalo, mas o pai dele já estava decidido em vender o cavalo para o sargento da cavalaria. O cavalo ia servir como a própria montaria para o sargento, e ele prometeu que traria o cavalo de volta vivo para Albert.
Num treino da cavalaria o sargento bate uma corrida com o cavalo de Albert contra um outro oficial da cavalaria que montava num cavalo preto. O cavalo de Albert ganha sendo o mais rápido de toda a cavalaria. O sargento manda uma carta com o desenho de como está o cavalo para Albert, mas ela só enviada depois que o sargento é morto em um ataque surpresa contra os alemães, onde muitos soldados foram mortos por metralhadoras que estavam escondidos no início da floresta.
O cavalo de Albert e o cavalo preto são pegos pelo exército alemão que estavam usando os cavalos para puxar as carroças com os feridos. No exército alemão dois irmãos cuidavam dos cavalos, quando um deles foi convocado para a batalha; quando um dos irmãos tava na guerra o outro pegou os cavalos e e resgatou seu irmão, fugindo para uma fazenda e se escondendo num moinho. O exército alemão mata os dois irmão e recupera os cavalos. O cavalo de Albert puxava o canhão. Muitas pessoas morreram na guerra, pela quantidade de canhões e tanques. E quem não morreu ficou muito ferido.
Pesquisamos no capítulo do livro em que fala sobre a primeira guerra.
A europa era um mundo tranquilo sobre um barril de pólvora sob a aparente estabilidade havia uma grande tensão prestes a explodir. E esse quadro ganhou intensidade na primeira década do século XX, com a emergência da Alemanha com potência mundial e com o aumento da competição internacional entre as potência mundiais pelo controle em mercados e regiões produtores e matérias-primas.
A cada novo impasse que surgia, os países mais poderosos intensificavam seus aparatos militares preparando-se para a guerra.
Ao longo do século XIX, a Inglaterra e a França precisaram lidar com alguns problemas, como: a capacidade produtiva de suas fábricas havia superado o potêncial de compra de seus habitantes;
Um grande volume de capital, oriundo do lucro das indústrias, estava pronto para ser investido;
Novas fontes de matérias-primas faziam-se necessários para manter o ritmo de trabalho nas indústrias.
O agravamento das relações internacionais foi acompanhado pela formação de dois grandes blocos políticos-militares rivais a Tríplice Aliança (ou Forças Centrais), composto de Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente (ou Aliados), formada por Inglaterra, França e Rússia.
     Questão Marroquina: desde 1880, o Marrocos era disputado por diferentes nações europeias. Sua localização estratégica no norte da África era considerado propicia ao comercio aos negócios das potências imperialistas. Em 1904, França e Inglaterra assinaram um acordo. A França daria .......... para os ingleses dominarem o Egito e, em troca, obteria o apoio britânico para o controle do Marrocos.
     Questão balcânica: em 1908, o Império Austro-Húngaro anexou ao seu território as regiões eslávicas da Bósnia e da Herzegovina, nos Bálcãs. A Sérvia reagiu prontamente, pois idealizava, sob sua liderança, unir os povos eslavos da região.
     O Império Austro-húngaro lançou um ultimato à Sérvia, exigindo a dissolução das sociedades secretas e a aceitação de uma comissão Austro-Húngaro para investigar o crime. Diante da resposta negativa as suas exigências, a Áustria declarou guerra à Sérvia.
     A primeira fase do confronto recebeu o nome de guerra de movimento, pois caracterizou-se pela movimentação das tropas. Os alemães ocuparam a Bélgica, nação neutra, para se aproveitar de sua fronteira desguarnecida com a França e, assim, poder invadir esse país. A Inglaterra tinha se comprometido a garantir a neutralidade belga.
     O plano da Alemanha consistiria em concentrar suas forças militares pelo lado ocidental, a fim de vencer rapidamente a França e, depois, enfrentar a Rússia pelo lado oriental. Assim, uma poderosa força de choque transpôs a Bélgica e entrou rapidamente em território francês. Os Alemães chegaram a 25 quilômetros de Paris, mas foram detidos pelas tropas francesa, na Batalha do Marne.
Conclusão
Morreram muitas pessoas na Primeira Guerra Mundial, em consequências do alto desenvolvimento de muitas armas de fogo, como a metralhadora e o canhão.
A guerra foi muito forte, e muitos países perderam territórios.
Opinião pessoal
Nós achamos que a guerra desgraçou a vida de muitas pessoas, que muitas vezes eram apenas civis inocentes. A guerra faliu muitas empresas e deixou muitas pessoas desempregadas.

Anexo
 


Referências
Filme Cavalo de Guerra

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - GABRIELLI LEOTTE MANOELA BORTOLI


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII
SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: JOSÉ EDIMILSON KOBER







PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

GABRIELLI LEOTTE
MANOELA BORTOLI
TURMA: 9°C

CHARQUEADAS,
JUNHO DE 2014- 06-04

                    Introdução
Solicitado pelo Professor José Edimilson, a turma 9 °C realizará um relatorio escolar sobre o filme cavalo de guerra e sobre a primeira guerra mundial, Com data de entrega para o dia 18 de junho de 2014.
O trabalho deverá conter capa, Desenvolvimento, Introdução, Conclusão, Opinião Pessoal, Referencias e Anexos.
A Primeira Guerra, por seu impacto, mortes e destruição, é muitas vezes considerada marco inicial do século XX. A utilização de novas e modernas tecnologias, tais como a metralhadora, os tanques, o avião e o uso de armas químicas como o gás de  mostarda,  ampliava a potência destruidora, provocando um número assombrosso de mortes e feridos.


                                  Desenvolvimento


Cavalo de Guerra
O filme mostra a história de um cavalo, que no inicio não tinha nenhuma condição de ser usado para trabalhar na lavoura, pois não era um cavalo apropriado e precisava ser treinado. Muitas pessoas não acreditavam no potencial desse cavalo, e por isso ele não era muito valorizado, a surpresa foi que no primeiro leilão o cavalo foi vendido por 30 guineos para um senhor que foi considerado imprudente, pois até sua esposa achou um exagero o preço que o cavalo foi comprado.
O senhor que comprou o cavalo confiava em seu potencial para ensiná-lo, seu filho assumiu a responsabilidade com muito amor e carinho soube treinar o cavalo para puxar o arado e ser útil na lavoura. O cavalo começou a surpreender muita gente que não acreditava em seu potencial, pois com muito esforço ele conseguiu preparar toda a terra para a plantação.
O dono do cavalo tinha uma divida muito alta e se não pagasse poderia perder sua fazenda,  a ajuda do cavalo para puxar o arado e preparar a terra foi boa, porém houve um imprevisto desagradável e toda a plantação se estragou. O senhor para não perder a fazenda teve a idéia de vender o cavalo para o exército, seu filho Albert quando soube ficou bastante chateado, mas não teve jeito o cavalo foi vendido por 30 guineos.
O cavalo foi para a guerra, mas o soldado que estava responsável pelo cavalo Joey acabou morrendo em batalha, e Joey acabou sendo pego pelos Alemães. A guerra não tinha acabado e na fuga dos Alemães o Joey acabou parando na divisa da batalha machucado pelos arames farpados. O que chamou mais atenção nesse cavalo, foi a sua força e coragem para passar por cima de toda a guerra e se manter vivo independente das circunstancias.
O Albert acabou indo para a guerra a procura de Joey depois de ter sido sobrevivido em meio a guerra acabou encontrando Joey ferido e pronto para ser sacrificado. O sargento que estava para sacrificar Joey, teve piedade do Albert que chamou  Joey por  assobios, Joey reconheceu o assobio do dono e o sargento o medicou e o devolveu para Albert.
No final da guerra o Joey conseguio comprir o propósito para o que foi chamado e a sua nação conseguio vencer a guerra, porém o cavalo não foi devolvido a Albert e sim lançado no leilão, pois pertencia a um soldado que morreu em batalha. E o que chamou a atenção no menino foi a esperança que teve, pois  acreditava que poderia ter o cavalo de volta.
A surpresa foi que no leilão Joey foi vendido para um senhor desconhecido para Albert, mas na verdade  o tal senhor era o avô de Emily, Uma menina que durante a guerra cuidou de Joey.
O senhor comprou  Joey por 100 guineos e no final de tudo percebeu que o cavalo amava Albert e não poderia ficar sem ele, então o senhor acabou dando o cavalo para Albert.Em fim tudo acabou bem, anunciaram o final da guerra em 1918 e todos os sobreviventes da guerra voltaram para casa e para as suas famílias, e Albert voltou com Joey o cavalo milagroso para casa com seu pai e sua mãe.


Primeira Guerra Mundial


Os soldados e Cachorros do Exército alemão usam máscaras de gás em batalha na região de Reims, na França, Durante a primeira Guerra Mundial. A expressão Francesa belle époque( bela epoca) foi cunhada por alguns estudiosos para definir o periodo correspondente as ultimas décadas do século XIX e as  Décadas iniciais do século XX. Ela ressalta a euforia existente naquele momento marcado pela crença no avanço ininterrupto do progresso(  Graças ao incremento da produção industrial e aos avanços tecnologicos), pela modernidade e supermacia burguêsa nas grandes cidades pelo mundo elegante das exposiçoes,das artes e da moda, Cujo centro era Paris.
Outra caracteristica desse período foi o aumento da disparidade entre ricos e pobres, fato provocado pela concentração de riquezas nas mãos das elites industriais, comerciais e financeiras. A cada novo imposse que surgia, os paises mais poderosos intensificavam seus aparatos militares preparando-se para a guerra. Em 1914, o conflito tornou-se inevitavel e sepultou a Belle Époque com sua aparente estabilidade e visão positiva de progresso e paz.
Louis Blériot, Engenheiro e aviador Frances, foi o primeiro a fazer um voo sobre o oceano. Cruzou o canal da mancha em 1909. Saio de um lugar proximo a Calais, na França, e foi até Dover, na Inglaterra. Militares mostram bombas de diferentes tamanhos que seriam lançadas do avião. Alemanha, em 1915. Os primeiros anos do século XX presenciaram uma gigantesca corrida armamentista por parte das grandes potências. O Estopim da Guerra foi dia 28 de junho de 1914, na cidade de saravejo, na Bósnia, o herdeiro do trono Austro-Hungaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa Foram assasinados por um estudante Servio membro de uma Organização nacionalista chamada União ou morte, cujo braço armado era o grupo terrorista MÃO NEGRA.
A Primeira Guerra, por seu impacto, mortes e destruição, é muitas vezes considerada marco inicial do século XX. Jamais um conflito militar havia tomado tais proporções. A utilização de novas e “Modernas” tecnologias, tais como a metralhadora, tanques, o avião e o uso de armas quimicas como o gás de mostarda, ampliava a potência destruidora, provocando um número assombrosso de mortos e feridos.
Os tratados de Paz: Encerrando o conflito armado, os países  vitoriosos reuniram-se, no inicio de 1919, no palacio de Versalhes, na França, para defifnir o mundo pós-guerra, tendo a liderança de Woodrw Wilson, nos Estados Unidos, Lloyd George, na Inglaterra, e Georges Clemenceau, da França.
As resoluções tomadas por esses lideres, sem muito consensso, foram firmadas no tratado de versalhes, que declarava a paz com a Alemanha.Dentre outras determinaçoes impostas aos alemaes pelo tratado de versalhes destacam-se: Devolução da Região da Alsácia- Lorena a França, Devolução dos territorios ocupados na Belgica, Perda de todas as suas colonias, entrega de uma faixa de terra a Polonia, Dando-lhe acesso ao mar por um corredor ate a cidade de dantzig, tranformada em porto livre, indenização de 33 bilhoes de dolares( aproximadamente) a ser paga aos paises vitoriosos e redução do exercito a um  maximo de 100 mil Homens a extinção da força aerea, além da entrega de navios e submarinos , entre outros bens aos vencedores.
O Tratado definiu ainda criação da liga das nações, uma organização que reuiniria os signatários do documento e outras a serem convidados, totalizando 45 países, e que se destinaria a garantir a paz internacional. Consequencias da Primeira Guerra, as guerras quase nunca trazem um vencedor. Nunca o mundo assistiria a tanta destruição e a tão elevado número de mortes e multilados num espaço de tempo tão curto, durante o qual várias cidades e áreas no campo foram devastadas, afetando milhões de pessoas, tanto civis quanto militares. A partir do final da primeira guerra mundial, ocorreriam mudanças importantes na ordem politica internacional. A principal delas seriam a conquista da hegemonia mundial pelos Estados Unidos. Com o conflito, a Europa passou a  depender dos auxílios externos, sobretudo daqueles vindos dos estados unidos.


Conclusão
Conclui-se com este trabalho que no filme “Cavalo de Guerra” Joey não tinha nenhuma possibilidade de trabalhar na lavoura e ninguém tinha esperança nele, até ser vendido por um Soldado para a Primeira Guerra Mundial.  Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) até o início da Segunda Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os  Impérios Centrais (originalmente Tríplice Entente entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália, mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra).Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.

Opinião Pessoal
Nossa opinião sobre o filme é que ele mostra  uma história de  superação do cavalo por que ele batalhou e se esforçou  muito para não morrer na guerra.

Referências
pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
vicentino, Claudio. Projeto Radix - Raiz do Conhecimento - História - 9° Ano. Editora Scipione. 2013. São Paulo


Cavaleiros medievais europeus.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

ANIÉLLI E ISADORA - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        
PROFESSOR: JOSÉ EDIMILSON KOBER




PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



ANIÉLLI MATOS DA ROSA DE CAMPOS    
     ISADORA DE BRITO SANT’ANA                                             TURMA: 9C



                          CHARQUEADAS,
JUNHO DE 2014
Introdução
O presente relatório irá abordar sobre a ‘’Primeira Guerra Mundial’’, que correspondeu entre o ano de 1914 e 1918 na Europa. Durante este período a primeira guerra mundial foi dividida entre duas alianças opostas que correspondem á Os Aliados e os Impérios Centrais contra a Tríplice Entente.
Estes fatos históricos marcaram uma época, onde os soldados alemães lutavam para conseguir os mares e as expansões de território que os ingleses sempre dominavam.


Desenvolvimento
Assistimos ao filme “Cavalo De Guerra”, observando qual foi o grande motivo por tantas mortes na primeira guerra mundial.
No filme uma égua pariu um potro, após alguns dias o potro cresceu. E seu dono, resolveu leiloar a égua e seu filhote, quando o leilão começou dois participantes começaram a disputar o filhote da égua. Ted Narracott e Lyons disputaram o cavalo, até Lyons desistir e Ted levar o cavalo por trinta guinéus.
Ao chegar em casa com o cavalo, Ted e sua esposa Rose tiveram uma discussão a respeito do cavalo. Albert filho dos dois reconheceu o cavalo e disse que iria treiná-lo para que arasse as terras da fazenda onde moravam. Rose deu uma chance para seu filho treinar o cavalo. Albert resolve chamá-lo de Joe, eles criaram uma grande amizade e alguns dias depois Joey já estava treinado porém não conseguiu arar, fazendo assim com que Ted se revoltasse ao lembrar das dividas que devia para Lyons e assim decide matar o cavalo. Ted vai até o celeiro e Rose vai atrás, chegando lá se depara com seu marido com a arma apontada para o Joey, fazendo com que Albert entrasse na frente de seu cavalo. Albert acalma o pai e Rose pega a arma dando-a para seu filho, que a guarda.
Finalmente após muitas tentativas Joey consegue arar as terras da família, no dia seguinte encontraram Albert e o cavalo, levaram eles para dentro. Então os pais do menino começaram a plantar nabos, no meio da plantação começou a chover muito forte, a família achou que a chuva não iria destruir a plantação, no outro dia quando eles acordaram viram os nabos todos destruídos. Ted e a família ficaram muito abatida, pois todas suas economias dependiam desta plantação.
Quando Albert acordou no dia seguinte, foi correndo para o celeiro e não encontrou Joey, correu para dentro de casa e perguntou a sua mãe o que seu pai havia feito com o cavalo.        Ela muito triste olhou-o e não disse nada, Albert foi às pressas para a cidade ao chegar lá se deparou com o seu pai que já havia vendido o animal para o Capitão Nicolls. Ele se ofereceu para ser soldado pois queria ficar perto de Joey mas ele era menor de idade. Depois de algum tempo todos já estavam se preparando para a guerra e o cavalo foi levado para batalhar. No outro dia eles fazem um exercício de ataque, o capitão Nicolls estava montado em Joey fazendo com que assim ganhasse o treinamento pois o cavalo era o mais rápido.
Em 1914 os ingleses foram para a França batalhar com os franceses contra os alemães ao chegarem no território dos inimigos começou a guerra e muitos morreram. Joey sobreviveu a guerra e conseguiu encontrar seu antigo dono Albert, que estava temporariamente cego, por um gás que o atingiu. Os soldados queriam sacrificar o cavalo pois ele estava com um ferimento grave na perna, mas Albert mandou olharem os pés e a cabeça de Joey e então foi confirmado que o cavalo era de Albert pois ele tinha manchas brancas nas patas e na cabeça um tempo depois foi decretado o fim da guerra e Albert e Joey ficaram juntos novamente.

Conclusão
 Podemos considerar que os alemães foram mais ágeis ao lutar com seus rivais pois na hora da batalha muitos cavalgaram até a mata e não esperavam que os alemães estivesses com canhões neste local fazendo assim com que todos que foram para lá morressem.
Então podemos concluir que o motivo de tantas mortes na Primeira Guerra Mundial foi a falta de preparo de ambos lados. 
Opinião pessoal
Nós achamos que a Primeira Guerra Mundial foi uma época muito sangrenta pois morreu muitas pessoas, concordamos que a guerra não foi algo legal porque não é lutando que se consegue algo. Nossas mães nos ensinaram que é dialogando que se consegue as coisas!
Referências
GOMES, Cristiana. Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em 11/06
-________ Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em 11/06
Anexos
ww1-24-800x622.jpg
Trincheiras em 1914.
tropa-do-eb-acantonada-no-interior-de-canudos.jpg
Albert e Joey (Cavalo de Guerra).
100_Jahre_Erster_Weltkrieg_2.jpg
Cavalaria dos ingleses e franceses.

Bruno Marques Guilherme Paulini - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

download (3).jpg
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII
SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORE: JOSÉ EDIMILSON KOBER



PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

BRUNO MARQUES
GUILHERME PAULINI
TURMA:9C


CHARQUEADAS,
JUNHO DE 2014-06-04

Introdução :
O assunto que sera abordado é a Primeira Guerra Mundial que teve inicio em 1914 na França. É importante pois foi um fato histórico pro mundo,  entre pontos negativos,  muitos soldados na guerra, foi a guerra em que mais teve mortes,  teve uma revolução na técnologia, na primeira batalha todos os soldados franceses morreram por que foram de espadas e cavalos enquanto os alemães vieram com as primeiras metralhadoras, entre pontos positivos, que acharam a grande culpada da guerra e ela foi punida, a guerra foi “boa” para as pessoas para as pessoas  porque elas aprenderam a valorizar a comida, bebida, e a si  mesmo.
A guerra houve muitas mortes pois os Franceses e os Inglêses não estavam preparados para uma guerra com grandes armas e estavam uma guerra com espadas como o comum com espadas e cavalos e ninguem ninguem mesmo estava preparado para uma  guerra com armas tão grandes como metralhadoras, Canhões , tanques de guerra e aviões bombardeio e por causa de tantas mortes.
Desenvolvimento

Assistimos o filme Cavalo de Guerra  procurando observar os motivos pelos quais morreram tantas pessoas na Primeira Guerra Mundial. As primeiras estratégias de guerra, era a cavalo, os alemães fizeram algo novo, algo tecnológico, então quando os franceses e os ingleses foram atacar os alemães a cavalo, tiveram uma surpresa e  mataram todos.
Muitos homens morreram pois não estavam preparados para as metralhadoras alemãs.
Aconteceram muitas mortes na primeira guerra mundial, pois quando a guerra começou era Guerra de espadas e montarias e não armas, então imagine você está muito bem na guerra OBS:Não tem com você estar muito bem na guerra. Então chega a cavalaria com muitos homens com espadas, então você está preparado para isso, e fica surpreso com armas pesadas, metralhadoras que nunca foram vistas antes, criadas meses antes da guerra.
Então nesse momento começam as muitas mortes pois ninguém estava preparado para uma guerra desse porte, então enquanto a cavalaria corria com seus cavalos era só pegar suas metralhadoras OBS: Para manusear essas metralhadoras era preciso dois ou três homens para manusear o equipamento(Metralhadora)
E então começam a atirar na cavalaria sem eles poderem fazer alguma coisa só olhar seus aliados morrendo assim tão fácil de peito aberto para receber vários tiros em cima de seus cavalos sem poderem fazer absolutamente nada, só esperar sua lenta morte chegar.



A primeira guerra também houve muitas mortes porque houveram as trincheiras, eram buracos no chão por todos os lados, e os soldados ficavam lá dentro dando pulos para poder atirar, as trincheiras era lugar muito ruim, pois era buracos que cabia no máximo duas pessoas uma de frente para a outra e se chovesse tinha que ficar lá dentro, se nevasse tinha que ficar lá dentro, se o soldado saísse de lá de dentro ele já tinha certeza que ia morrer.
Muitos soldados viram seus amigos morrer, mesmo o soldado vendo seu amigo morrendo, ele não podia ajudar, pois se ele ajudasse ele ia morrer também, o lugar era muito pequeno, você tinha que ver seu amigo morrendo ao seu lado, sem poder fazer nada.

Conclusão  
Os alemães foram bem na guerra, “massacraram” os inimigos, porem, foram declarados os grandes culpados da guerra tendo que pagar valores altissimos para os paises que em que ela causou dano e proibiram a alemanhã de ter armas. A guerra foi injusta, foi cruel, mas o lado positivo, acharam a culpada.

Opinião pessoal
O filme é ótimo, tem um ótimo enredo, a guerra é fria, violenta, não gostei por que não teve chance para os inimigos da alemanhã.
Levei de grande importancia a “tecnologia” da alemanhã, graças a eles é que tem as armas de hoje em dia.
Esta atividade tem como objetivo relatar oque aconteceu na guerra, porque, onde e quando.
Morreram muitas pessoas, muitos soldados, cidades foram completamente destruidas.
Acharam a grande culpada da guerra, isto é bom.


Refêrencias
Projeto RADIX raiz do conhecimento História Vicentino, Claudio 9º ano

O filme “Cavalo de guerra”




Anexos


primeira_guerra_soldados3.jpg