ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PIO XII
SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: JOSÉ EDIMILSON KOBER
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
EDUARDA BOEIRA PIZZIO
ROSSANA ALVES MINTO
TURMA:9C
CHARQUEADAS/RS
JUNHO DE 2014
Introdução
A partir de agora falaremos sobre a primeira guerra mundial. A batalha dos franceses e ingleses contra os alemães, onde muitos soldados morreram.
Nesta guerra onde Inglaterra e França não estava com uma armada tão forte quanto a Alemanha, enquanto os alemães estavam com tanques e metralhadoras, os ingleses e franceses ainda estavam usando espadas e a cavalaria, pois ainda não tinha percebido que a tecnologia havia crescido um pouco mais. A guerra durou de 1914 até 1918, que teve os Estados Unidos como vencedores e a Alemanha se rendendo, assinando um tratado de paz no final da primeira guerra.
A Primeira Guerra Mundial foi um banho de sangue onde muitos soldados morriam no campo de batalha, muitos soldados morreram nas trincheiras entre 1914 e 1918, tanto pelas armas dos soldados inimigos tanto como a falta de higiene, onde muitos soldados morreram com doenças por causa dos ratos, e tudo o que contaminava aquele lugar.
Muitas pessoas inocentes sofreram também pela perca de familiares e pela invasão de exércitos em suas fazendas, invadiam para pegar comida e para dar um rápido descanço.
Muitos países perderam territórios e muitos países conquistaram territórios ficando com seu país ainda maior.
Desenvolvimento
Assistimos ao filme cavalo de guerra, procurando observar ao longo do filme quais foram os motivos de porque morreu tantas pessoas na primeira guerra mundial.
O filme se passa numa cidade inglesa e nos campos de batalha entre ingleses unidos com os franceses contra os alemães.
Em um leilão que teve de cavalos na cidade, um senhor foi comprar um cavalo para trabalhar no campo, e por orgulho comprou um cavalo puro sangue que mal podia pagar. Quando chegou em sua casa, sua mulher viu o cavalo e ficou braba, pois aquele cavalo não servia para trabalhar no campo, nunca havia sido treinado, e o senhor que era dono da fazenda não podia treiná-lo, pois quando lutou numa guerra feriu a perna gravemente e ficou com sérios problemas nela. Ele foi o sargento do 7° batalhão da cavalaria imperial numa guerra na África.
Albert, o filho do dono da fazenda para ajudar seu pai, se dispôs a treinar o cavalo, mas ninguém acreditava que ele conseguiria. Albert começou a treinar o cavalo, e quando ele assobiava o cavalo ia até ele imediatamente.
Certo dia o verdadeiro dono da fazenda foi lá querer o dinheiro que o pai de Albert estava devendo da fazenda, como o pai de Albert não tinha todo o dinheiro, ele ameaçou tomar a fazenda, e a única esperança que ele tinha de conseguir o dinheiro era que o cavalo arasse o campo, pois era uma terra muito dura e rochosa. Pois eles poderiam plantar e conseguir o dinheiro que ele ainda devia.
O pai de Albert foi tentar colocar uma sela no pescoço do cavalo, mas como o cavalo era muito arisco ele não deixou que colocassem nele. Depois que o pai do Albert não conseguiu, ficou nervoso e tentou matar o cavalo, quando Albert pulou na frente e impediu que seu pai matasse o cavalo e disse a seu pai que iria conseguir colocar a sela no cavalo e arar o campo. O pai dele sai com a arma na mão, e Albert convence o cavalo a colocar a sela.
No dia seguinte, Albert vai com o cavalo até o campo para tentar fazer com que o cavalo arasse o campo. Foi difícil, pois a terra era muito dura e o cavalo não estava obedecendo Albert, até que o cavalo começa a obedecê-lo e puxar o arado, mas como a terra estava muito dura, o cavalo não estava conseguindo puxar o arado sozinho, até que Albert começou a ajudá-lo, começou a chover e a terra fica mais macia e fica mais fácil de arar. Depois de muito sacrifício eles terminam de arar o campo. Enfim o pai de Albert pode plantar, mas quando sua plantação estava grande, veio uma tempestade e destruiu tudo. Na manhã seguinte vendo o que havia acontecido, suas esperanças acabaram. Enquanto Albert estava na plantação, o pai dele resolve ir até a cidade para vender o cavalo para o exército que estava na cidade recrutando novos soldados. Albert chega lá e tenta impedir que seu pai venda o cavalo, mas o pai dele já estava decidido em vender o cavalo para o sargento da cavalaria. O cavalo ia servir como a própria montaria para o sargento, e ele prometeu que traria o cavalo de volta vivo para Albert.
Num treino da cavalaria o sargento bate uma corrida com o cavalo de Albert contra um outro oficial da cavalaria que montava num cavalo preto. O cavalo de Albert ganha sendo o mais rápido de toda a cavalaria. O sargento manda uma carta com o desenho de como está o cavalo para Albert, mas ela só enviada depois que o sargento é morto em um ataque surpresa contra os alemães, onde muitos soldados foram mortos por metralhadoras que estavam escondidos no início da floresta.
O cavalo de Albert e o cavalo preto são pegos pelo exército alemão que estavam usando os cavalos para puxar as carroças com os feridos. No exército alemão dois irmãos cuidavam dos cavalos, quando um deles foi convocado para a batalha; quando um dos irmãos tava na guerra o outro pegou os cavalos e e resgatou seu irmão, fugindo para uma fazenda e se escondendo num moinho. O exército alemão mata os dois irmão e recupera os cavalos. O cavalo de Albert puxava o canhão. Muitas pessoas morreram na guerra, pela quantidade de canhões e tanques. E quem não morreu ficou muito ferido.
Pesquisamos no capítulo do livro em que fala sobre a primeira guerra.
A europa era um mundo tranquilo sobre um barril de pólvora sob a aparente estabilidade havia uma grande tensão prestes a explodir. E esse quadro ganhou intensidade na primeira década do século XX, com a emergência da Alemanha com potência mundial e com o aumento da competição internacional entre as potência mundiais pelo controle em mercados e regiões produtores e matérias-primas.
A cada novo impasse que surgia, os países mais poderosos intensificavam seus aparatos militares preparando-se para a guerra.
Ao longo do século XIX, a Inglaterra e a França precisaram lidar com alguns problemas, como: a capacidade produtiva de suas fábricas havia superado o potêncial de compra de seus habitantes;
Um grande volume de capital, oriundo do lucro das indústrias, estava pronto para ser investido;
Novas fontes de matérias-primas faziam-se necessários para manter o ritmo de trabalho nas indústrias.
O agravamento das relações internacionais foi acompanhado pela formação de dois grandes blocos políticos-militares rivais a Tríplice Aliança (ou Forças Centrais), composto de Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente (ou Aliados), formada por Inglaterra, França e Rússia.
Questão Marroquina: desde 1880, o Marrocos era disputado por diferentes nações europeias. Sua localização estratégica no norte da África era considerado propicia ao comercio aos negócios das potências imperialistas. Em 1904, França e Inglaterra assinaram um acordo. A França daria .......... para os ingleses dominarem o Egito e, em troca, obteria o apoio britânico para o controle do Marrocos.
Questão balcânica: em 1908, o Império Austro-Húngaro anexou ao seu território as regiões eslávicas da Bósnia e da Herzegovina, nos Bálcãs. A Sérvia reagiu prontamente, pois idealizava, sob sua liderança, unir os povos eslavos da região.
O Império Austro-húngaro lançou um ultimato à Sérvia, exigindo a dissolução das sociedades secretas e a aceitação de uma comissão Austro-Húngaro para investigar o crime. Diante da resposta negativa as suas exigências, a Áustria declarou guerra à Sérvia.
A primeira fase do confronto recebeu o nome de guerra de movimento, pois caracterizou-se pela movimentação das tropas. Os alemães ocuparam a Bélgica, nação neutra, para se aproveitar de sua fronteira desguarnecida com a França e, assim, poder invadir esse país. A Inglaterra tinha se comprometido a garantir a neutralidade belga.
O plano da Alemanha consistiria em concentrar suas forças militares pelo lado ocidental, a fim de vencer rapidamente a França e, depois, enfrentar a Rússia pelo lado oriental. Assim, uma poderosa força de choque transpôs a Bélgica e entrou rapidamente em território francês. Os Alemães chegaram a 25 quilômetros de Paris, mas foram detidos pelas tropas francesa, na Batalha do Marne.
Conclusão
Morreram muitas pessoas na Primeira Guerra Mundial, em consequências do alto desenvolvimento de muitas armas de fogo, como a metralhadora e o canhão.
A guerra foi muito forte, e muitos países perderam territórios.
Opinião pessoal
Nós achamos que a guerra desgraçou a vida de muitas pessoas, que muitas vezes eram apenas civis inocentes. A guerra faliu muitas empresas e deixou muitas pessoas desempregadas.
Anexo
Referências
Filme Cavalo de Guerra