segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Análise de fotografia-Bárbara e Shaieny

Política de Extermínio


     Ao observar a fotografia e pesquisar um pouco sobre ela, percebi que pela aparência da imagem, ela se parece muito antiga, mais não é só pela aparência da imagem. Ao ler sobre ela, vi que foi fotográfada lá pelo ano de 1943. A fotográfia se trata de prisioneiros Judeus, ciganos, comunistas e homossexuais em um campo de concentração (Prisões, grande área cercada de arame farpado eletrificado para impedir fugas) localizado em Bunchewald, na Alemanha, perfilados diante de oficiais nazistas, á ponto de serem mortos.
     Esses Judeus, ciganos, comunistas e homossexuais, eram considerados pelos nazistas uma ameaça ao povo germânico e eram identificados como não cidadãos.
      Infelizmente não foi possível identificar o autor da foto, e os recursos fotográficos daquela época, mas como ela está com a qualidade ruim e está em preto e branco, é de se deduzir que as fontes era bem ruins.





quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Chegada do homem a lua - Eduarda Souza


Chegada do Homem a lua
 O primeiro homem a pousar na lua foi Neil Armstrong acompanhado em seguida por  Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins, tripulação do APOLO 11, seu foguete foi lançado no centro espacial de Kennedy chegando a lua em 20 de julho de 1969.
O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika, da raça Kudriavka. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II.
Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961. Neste vôo ele disse a famosa frase: “A Terra é azul, e eu não vi Deus”. Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço.
O lançamento da Sputnik e a colocação do primeiro homem no espaço devem-se, em grande parte, ao talento do engenheiro soviético Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético, que conseguiu convencer Nikita Khrushchov, na época o líder da URSS, a investir no programa espacial. Foi ele quem primeiro teve a idéia de levar (realmente) homens à Lua.
Os feitos iniciais da URSS na corrida espacial, que incluem o primeiro satélite artificial – o Sputnik – e o primeiro homem no espaço – Yuri Gagarin, desafiaram os EUA, cujo programa espacial ainda dava os primeiros passos – o primeiro estadunidense iria ao espaço só em 5 de maio de 1961, mesmo assim apenas em um vôo sub-orbital.
Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, a Nasa, responsável por coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos EUA.

Muito do atraso inicial do programa espacial dos EUA pode ser atribuído a um erro estratégico de investir inicialmente nos lançadores Vanguard, mais complexos e menos confiáveis que os lançadores Redstone (baseados nas antigas V2 alemãs). Isto acarretou que a capacidade de lançamento estadunidense era de 5 kg no momento em que a Sputnik I, de 84 kg, mas com capacidade de 500 kg, foi recém lançada pela URSS.

DOUTRINA TRUMAN - GABRIEL MENEGUETTI E ROSSANA ALVES

Presidente Harry S. Truman

DOUTRINA TRUMAN

Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou destruída e enfraquecida política e economicamente, com isso emergiram duas potências mundiais, Estados Unidos e União Soviética, que representavam o capitalismo e o socialismo, respectivamente.

Ao sair da Guerra, a União Soviética aspirava ampliar a atuação do socialismo, a começar pelo leste europeu. Ao perceber a expansão do socialismo, liderada pelos soviéticos, o britânico Winston Churchill começou a motivar todos os capitalistas a criarem estratégias com intuito de conter tal avanço.

O governo norte-americano declarou apoio a essa iniciativa, o presidente Harry S. Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista.

A partir dessa declaração se consolidou a Doutrina Truman, e, para alguns estudiosos, começou a Guerra Fria, espalhando pelo mundo uma rivalidade entre capitalistas e socialistas.

Uma das primeiras iniciativas norte-americanas foi de oferecer ajuda financeira para a reconstrução da Europa (por meio do plano Marshall), temendo que esse apoio pudesse vir dos soviéticos, o que significaria a implantação do socialismo na Europa Ocidental. O presidente norte-americano ofereceu empréstimos para Grécia e Turquia, desde que implantassem políticas a favor das nações ocidentais, ou seja, do capitalismo.

KOMINFORM - NICOLLY E KATLIN








O Kominform (Communist Information Bureau) é o nome comum dado ao órgão que se chamava oficialmente de "Serviço de Informação dos Partidos comunista e de Trabalho, numa reunião em Szklarska Poreba, na Polônia, para congregar partidos comunistas europeus, inclusive aqueles da França e da Itália. O encontro foi convocado por Stalin em resposta a divergências entre os gadores" ou seja "setor de informação comunista".
O Kominfm era uma organização de origem soviética fundada em setembro de 1947 governos do Leste Europeu quanto a comparecer ou não à conferência do Plano Marshall em Paris, em julho de 1947. A sede inicial do Kominform era localizada em Belgrado mas, apósxpulsão da lugoslávia do grupo, em junho de 1948, a sede foi transferida para Bucareste. A expulsão da Iugoslávia por acusação de titoísmo iniciou o período do Informbiro na história iugoslva.
O propósito do Kominform era coordenar ações entre partidos comunistas sob orientação soviética. Como resultado, o Kominform agia como ferramenta da política externa da URSS.
O Kominform possuía seu próprio jornal (cujo título, em português, significava: Pela Paz Duradoura, pela Democracia Popular!), e encorajava a unidade dos partidos comunistas do mundo.
O Cominform foi dissolvido em 1956, após a reaproximação soviética com a Iugoslávia




OTAN - MANOELA BORTOLI

      
       Símbolo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e seus aliados.


A Guerra Fria

  Otan
          O que é OTANOTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.
A OTAN tinha por objetivos inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu, fazendo frente a União Soviética e seus aliados da Europa oriental e fornecer ajuda mútua a todos os países membros.
Doze países assinaram inicialmente o tratado de sua formação: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Islândia, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde, aderiram à organização a Grécia, Turquia, Alemanha Ocidental e Espanha.