quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS GABRIEL E ROSSANA


Trabalhando com documentos
1947: Ano de divisão
O expansionismo do Estado Totalitário desafio os ideais básicos da liberdade: duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.
A Rússia soviética avançava rumo oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.
A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a guerra fria. Os EUA da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espírito de unidade na Segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Lugoslávia, a Bulgária [...].
[Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador da seguinte mensagem].

O shopping Center hub, em West Arcadia, e o Whittier Quaid, em Whittier são expressões do idealismo prático que construiu os EUA. Visitando esses dois dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sortimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós, capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses shoppings com o que há sob o comunismo? [depois da fala do apresentador, volta o documentário]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba!


1- Com base nas informações estudadas neste capítulo, faça uma breve descrição do cenário político na data da notícia. 


O cenário  político da época era só sobre Guerras e era muitas inovações de países  atacando países. Surgiram 3 novos partidos políticos: nacionalista, liberal e comunista.


2- segundo o texto, que pais foi responsável pelo início da Guerra Fria? Por quê?


3- De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra Fria?


4- Como você explicaria a presença do anúncio de Shopping centers no meio de uma n






















TRABALHANDO COM DOCUMENTOS - ISADORA E EDUARDA SOUZA

1947: ANO DA DIVISÃO
O Expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.                                                                              A Rússia soviética avançava rumo Oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.  
A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espirito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...].
[Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.] o Shopping center Hub, em West Arcadia e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas de idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sutimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós , Capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses shoppimgs com o que há sob comunismo? [Depois da fala do apresentador, volta o documentário]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba.
Extraido do documentario The Atomic Cafe, realizado a partir de recortes de noticiários e propagandas norte-americanas entre 1940 e 1970. Direção: Kevin Rafferty, Jayne Loader, Piece Raffarty, 1982. (Texto adaptado).


1. Com base nas informações estudos nesse capitulo, faça uma breve descrição do cenário político na data da notícia. 
      A politica na data desta noticia eram drásticas, morais e econômicas. A Russia foi o país que mais lançou uma do país discrasítica guerra politica. Na Alemanha  cerca de 10% da população do país socialista passa para o lado capitalista.           


2. Segundo o texto que país foi responsável pelo inicio da guerra fria? Por quê?
      A corrida armamentista que se estabeleceu entre as duas principais potências que emergiram do pós guerra guerra Estados Unidos e União Soviética deixaria a nítida impressão do que estaria se preparando uma nova guerra, desta vez nuclear. A ameaça permanente de uma guerra atômica dava inicio a um conflito silencioso, que se estenderia por mais de quatro décadas. A Guerra Fria, que recebeu esse nome por não ser um confronto direto. E tudo sob o domínio de URSS.

3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte-americano quando iniciada a Guerra-Fria?
       Os Estados Unidos da America se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espirito de unidade na Segunda Guerra [...]

4. Como você explicaria a presença do anuncio de shopping centers no meio de uma noticia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?
         Explica que estes shoppings tem tudo que queremos e gostaríamos de adquirir, e que estes shoppings tem muitas coisas atraentes e grandes estacionamentos para nossos variados tipos de carro, e muitos carros que nós, capitalistas gostariam de adquirir.

5. Qual imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo? 
         A imagem de que eles querem passar é que nós capitalistas temos tudo o que queremos e os comunistas não tinham nada o capitalismo teremos o que quisermos e no comunismo nada disso teremos.



TRABALHANDO COM DOCUMENTOS -THAINE E THAÍSSA



1947: Ano  de divisão
                O expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.
                A Rússia Soviética avançava rumo oeste, invadindo  nações esvaziadas pela guerra.

                A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de  suas nações. Foi-se o espírito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...]
              [Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.]
o Shopping Center Hub, em West Arcadia, e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas do idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês e encontrarão uma série de belas lojas e sortimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muitos estacionamentos para os carros que nós, capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comprar as belas instalações desses Shoppings com o que há sob o comunismo?[ Depois da fala do apresentador, volta o documentário.]
                  Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba!

Extraído do documentário The Atomic Cafe, realizado a partir de recortes de noticiários e propagandas norte-americanas entre 1940 e 1970. Direção: Kevin Rafferty, Jayne Loader, Pierce Rafferty. EUA, 1982. (Texto adaptado)

  


1. Com base nas informações estudadas neste capítulo, faça uma breve descrição do cenário político na data da notícia.
    Quase todos os países do mundo estiveram diretos ou indiretos envolvidos na Guerra Fria. Mas, países capitalistas, governavam-se a sociedade de consumo, a industrialização e a crescente urbanização.


2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo início da Guerra Fria? Por quê?
      A Rússia lançou uma das mais drásticas  guerras politicas, morais e econômicas: a Guerra Fria, que recebeu esse nome por não se tratar de uma guerra declarada, com confronto direto. Os enfrentamentos ocorriam de maneira indireta, em diversos pontos.

3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra Fria?
     Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade a independência de suas nações.

4. Como você explicaria a presença de anúncio de Shopping Centers  no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?
   Explica que estes shoppings tem tudo que queremos e gostaríamos de adquirir, e que estes shoppings tem muitas coisas atraentes e grandes estacionamentos para nossos variados tipos de carros, e muitos carros que nós, capitalistas gostaríamos de adquirir.

5. Qual a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?
   A imagem de que eles querem passar é que nós capitalistas temos tudo o que queremos, e os comunistas não tinham nada, com o capitalismo teremos o que quisermos e no comunismo nada disso teremos.

Ederson trabalhando com documentos

                                                        
 1947: ANO DE DIVISÃO


O Expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.                                                                                                      A Rússia soviética avançava rumo Oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.                                               A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espirito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...].                                                              [Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.] o Shopping center Hub, em West Arcadia e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas de idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sutimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós , Capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses shoppimgs com o que há sob comunismo? [Depois da fala do apresentador, volta o documentário]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba.

1. Com base nas informações estudadas neste capitulo, faça uma breve descrição do cenário ´político na data da noticia.      Uma época de revoltas, tinha, revoltas contra as guerras, revolta contra revolta, a época do marcathismo, que mostrava como mundo capitalista era uma maravilha comparado ao comunista.

2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo inicio da Guerra Fria? Por quê ? A Rússia soviética. no documento consta que ela avançara rumo ao oeste invadindo noções esvaziados pela guerra .

3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo a ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra-Fria? EUA não queria esperar o melhor estavam se preparando para o pior .  não queriam "agredir" ninguém . não queriam ser militaristas.

4. Como você explicaria a presença do anúncio do shopping centers no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria? tipico de um país capitalista , com medo dos comunistas , mostrando-se "superior" aos comunistas.

5. Qual é a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?  que os capitalistas são melhores que os socialistas. porque estavam em meio a gerra fira.

MANOELA BORTOLI E NICOLLY GONÇALVES - TRABALHANDO COM DOCUMENTOS



Trabalhando com documentos
1947: Ano de divisão

O expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.
A Rússia Soviética avançava rumo oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.
A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espírito de unidade na Segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Iugoslávia, a Bulgária [...].
[Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador
 dá a seguinte mensagem.]
O Shopping Center Hub, em West Arcadia, e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concentradas do idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sortimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós, capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses Shoppings com o que há sob o comunismo? [Depois da fala do apresentador volta o documentário.]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para a segurança! Não temos que nos preocupar poque só nós temos a bomba!

1.  Com base nas informações estudadas neste capítulo, faça uma breve descrição do cenário político na data da notícia.
R: O expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.
    A Rússia Soviética avançava rumo oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.

2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo início da Guerra Fria? Por quê?
R:  A Rússia, porque lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas.

3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra Fria?
R:  Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a Salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações.

4. Como você explicaria a presença do anúncio de Shopping Centers no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?
R:  Acho o anúncio de shopping centers desnecessário, porque a informação (documentário) exibido nos Estados Unidos é importante para sabermos, temos conhecimento do que aconteceu em 1947.

5.  Qual é a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?
R:   Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba!



TRABALHANDO COM DOCUMENTOS : GABRIELLI E EDUARDA B.

               1947: ANO DE DIVISÃO

O expansionismo do estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: duas potencias lutam para mapear o mundo pós-guerra.
A Rússia soviética avançava rumo a oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.
A Rússia lançou uma das drásticas políticas, morais e econômicas: a guerra fria. Os Estados Unidos da America se obrigavam a ajudar a Europa a salvarguardar sua  tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espírito de unidade da segunda guerra[ ...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a polônia, a ungria, a Iugoslávia, e a Bulgária [...].
[ Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador da seguinte mensagem.]
O shopping Center HUB, em wet Arcádia, e o whittier Quaid, em whittier, são expressões concretas do idealismo pratico que constitui os estados unidos. Visitando esses dois centros vocês encontraram uma serie de belas lojas e sortimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nos, capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de compra as belas instalações desses shoppings como que há sobre o comunismo? [ Depois da fala do observador, volta o documentário.]

Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não e a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe de segurança! Não temos que nos preocupa que só nos temos a bomba! 

                                     Perguntas:

1-Com base nas informações estudadas neste capitulo, faça uma breve descrição do cenário politico na data da noticia: O expansionismo do estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: Duas potencias lutam para mapear o mundo pós guerra. A Russia soviética avançava rumo oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.

2-Segundo o texto, que país foi responsável pelo inicio da guerra fria? Por que? A Russia lançou uma das mais drástica guerras politicas morais e econômica: guerra fria. 

3-De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte americano quando iniciada a guerra fria? Os estados unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independências de suas nações.

4- Como você explicaria a presença do anuncio do shopping center no meio de uma noticia que mostrava a visão norte americana da guerra fria? Minha opinião sobre o anuncio do shopping center desnecessário. principalmente por ter interrompido a noticia ( 1947: ano de divisão).

5- Qual é a imagem que a noticia procura construir do capitalismo e do socialismo? Não de pode esperar o melhor nem se prepara para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forcas armadas em alerta.

Shaieny- Trabalhando Com Documentos

1947: ANO DE DIVISÃO


O Expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.                                                                                                      A Rússia soviética avançava rumo Oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.                                               A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espirito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...].                                                              [Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.] o Shopping center Hub, em West Arcadia e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas de idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sutimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós , Capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses shoppimgs com o que há sob comunismo? [Depois da fala do apresentador, volta o documentário]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba.

1. Com base nas informações estudadas neste capitulo, faça uma breve descrição do cenário ´político na data da noticia.
  •  Uma época de revoltas, tinha, revoltas contra as guerras, revolta contra revolta, a época do marcathismo, que mostrava como mundo capitalista era uma maravilha comparado ao comunista. 
2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo inicio da Guerra Fria? Por quê 
  • A Rússia soviética. No documento consta que ela avançará rumo ao oeste invadindo nações esvaziadas pela guerra.
3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo a ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra-Fria?
  • EUA não queria esperar o melhor estavam se preparando para o piór, não queriam "agredir" ninguém. Não queriam ser militaristas. "Não tinham nada a temer". Só eles tinham a bomba.
4. Como você explicaria a presença do anúncio do shopping centers no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?

  • R:Tipico de um país capitalista, com medo dos comunistas. Mostrando-se "Superior" aos comunistas.
5. Qual é a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?
  •  Que os capitalistas são melhores que os socialistas. Porque estavam em meio a Guerra Fria.

Bárbara- Trabalhando com Documentos

1947: ANO DE DIVISÃO


O Expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.                                                                                                      A Rússia soviética avançava rumo Oeste, invadindo nações esvaziadas pela guerra.                                               A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de suas nações. Foi-se o espirito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...].                                                              [Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.] o Shopping center Hub, em West Arcadia e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas de idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês encontrarão uma série de belas lojas e sutimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muito estacionamento para os carros que nós , Capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comparar as belas instalações desses shoppimgs com o que há sob comunismo? [Depois da fala do apresentador, volta o documentário]
Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é a agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba.

1. Com base nas informações estudadas neste capitulo, faça uma breve descrição do cenário ´político na data da noticia.
  •  Uma época de revoltas, tinha, revoltas contra as guerras, revolta contra revolta, a época do marcathismo, que mostrava como mundo capitalista era uma maravilha comparado ao comunista. 
2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo inicio da Guerra Fria? Por quê 
  • A Rússia soviética. No documento consta que ela avançará rumo ao oeste invadindo nações esvaziadas pela guerra.
3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo a ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra-Fria?
  • EUA não queria esperar o melhor estavam se preparando para o piór, não queriam "agredir" ninguém. Não queriam ser militaristas. "Não tinham nada a temer". Só eles tinham a bomba.
4. Como você explicaria a presença do anúncio do shopping centers no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?

  • R:Tipico de um país capitalista, com medo dos comunistas. Mostrando-se "Superior" aos comunistas.
5. Qual é a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?
  •  Que os capitalistas são melhores que os socialistas. Porque estavam em meio a Guerra Fria.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

EDUARDA SOUZA E ISADORA - CHARGE SOVIÉTICA



     Charge Soviética
Charge Soviética de 1942. O sentido da imagem é sobre a “Estratégia Nazista”. No decorrer da guerra essa promessa foi finalmente executada, Hitler tomou Tchecoslováquia e a parte ocidental da Polônia.
        Em setembro de 1938 os líderes da Alemanha, Inglaterra e França assinaram “Pacto de Munique” permitindo o exercito alemão sua marcha a Tchecoslováquia e a ameaça da união soviética estava mais perto que nunca.
        A Imagem mostra o exercito como se estivesse marchando para a morte, porque mostra os soldados marchando e virando cruzes.

Manoela e Nicolly - Bomba Atômica destrói Hiroxima

 (Imagem de uma nuvem de fumaça causada pela bomba Atômica)

Bomba Atômica destrói Hiroxima
                Analisando a imagem de Hulton Archive, no Getty Imagens temos a visão da bomba atômica repleta de nuvens de fumaça que destruiu Hiroxima, no Japão, em 6 de agosto de 1945. Atualmente fazem 69 anos que a bomba foi lançada pelo avião Enola Gay liberando 20 mil toneladas de dinamite.
                Na fotografia preta e branca, com esboços de esfumaçamento notamos o calor obtido no centro da explosão, transformando os metais em gases, as casas em pó e os humanos em cinzas, semelhante ao furacão.
          Metade da cidade de Hiroxima foi destruída, como vimos na imagem, tudo foi reduzido à escombros, gotas grandes e negras seguidas de um vendaval arrastaram tudo que estivesse no caminho, mortos e multilados foi o que restou dessa triste tragédia.

ENOLA GAY, A TRAGEDIA DE HIROXIMA. GABRIEL MENEGHETTI E ROSSANA ALVES.



Enola Gay
Enola Gay, o avião que lançou a bomba atômica sobre Hiroxima, quando voltava do ataque. Ilhas Marianas, 6 de agosto de 1945.
Foi as primeiras horas de 6 de agosto de 1945, e Little Boy, a bomba que iria apresentar ao mundo o conceito de armamento nuclear, estava na barriga do avião em modo de segurança. Tinha que ser armada durante o vôo em direção ao seu alvo, para evitar uma possível detonação durante a decolagem do avião.



A tragédia de Hiroxima
A enorme nuvem em forma de cogumelo que se formou quando a bomba atômica caiu sobre Hiroxima em 6 de agosto de 1945.
A bomba que destruiu Hiroxima foi lançada pelo avião enola gay e detonada a 500 metros de altitude, liberando uma energia equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. O calor no centro da explosão foi enorme e queimou tudo num raio de quilômetros, transformando os metais em gases, as construções em pó e os seres humanos em cinzas.

Depois do calor veio o deslocamento de ar, varrendo tudo ao seu redor, com a força de um furacão soprando a mais de 800km/h. 

DOUTRINA TRUMAN GABRIELLI E EDUARDA BOEIRA

                    Doutrina Truman
A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do socialismo junto aos chamados "elos frágeis" do Sistema Capitalista.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, os países Europeus entraram em declínio, coincidindo com a ascensão dos Estados Unidos e da União soviética como potências no palco das Relações internacionais.do comunismo, iniciando fortes pressões para q

Em resposta à atitude britânica, o então presidente estadunidense, Harry S.tru
winston churchill, estadista britânico, foi o primeiro a perceber o que o ocidente encontrasse uma estratégia para deter o avanço soviético. vanço man, pronunciou, em 12 de março de 1947, diante do daquela nação, um violento discurso assumindo o compromisso de "defender o mundo livre contra a ameaça comunista". Estava lançada a Doutrina Truman e iniciada a Guerra fria, que propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e comunista. Em seguida, o Secretario do estado George Catlett marshall anunciou a disposição dos Estados Unidos de efetiva colaboração financeira para a Recuperação da economia dos países europeus. Truman propôs a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países.