quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS -THAINE E THAÍSSA



1947: Ano  de divisão
                O expansionismo do Estado totalitário desafia os ideais básicos da liberdade: duas potências lutam para mapear o mundo pós-guerra.
                A Rússia Soviética avançava rumo oeste, invadindo  nações esvaziadas pela guerra.

                A Rússia lançou uma das mais drásticas guerras políticas, morais e econômicas: a Guerra Fria. Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade e a independência de  suas nações. Foi-se o espírito de unidade na segunda Guerra [...]. Uma cortina de ferro havia se descerrado sobre a Polônia, a Hungria, a Iugoslávia, a Bulgária [...]
              [Nesse momento o documentário é interrompido e um apresentador dá a seguinte mensagem.]
o Shopping Center Hub, em West Arcadia, e o Whittier Quaid, em Whittier, são expressões concretas do idealismo prático que construiu os Estados Unidos. Visitando estes dois centros vocês e encontrarão uma série de belas lojas e sortimentos fantásticos, uma atmosfera atraente e muitos estacionamentos para os carros que nós, capitalistas, desejamos adquirir. Como deixar de comprar as belas instalações desses Shoppings com o que há sob o comunismo?[ Depois da fala do apresentador, volta o documentário.]
                  Não se pode esperar o melhor sem se preparar para o pior. Nosso objetivo não é agressão. Não precisamos ser militaristas, mas devemos manter nossas forças armadas em alerta. Devemos reforçar nossa equipe para segurança! Não temos que nos preocupar porque só nós temos a bomba!

Extraído do documentário The Atomic Cafe, realizado a partir de recortes de noticiários e propagandas norte-americanas entre 1940 e 1970. Direção: Kevin Rafferty, Jayne Loader, Pierce Rafferty. EUA, 1982. (Texto adaptado)

  


1. Com base nas informações estudadas neste capítulo, faça uma breve descrição do cenário político na data da notícia.
    Quase todos os países do mundo estiveram diretos ou indiretos envolvidos na Guerra Fria. Mas, países capitalistas, governavam-se a sociedade de consumo, a industrialização e a crescente urbanização.


2. Segundo o texto, que país foi responsável pelo início da Guerra Fria? Por quê?
      A Rússia lançou uma das mais drásticas  guerras politicas, morais e econômicas: a Guerra Fria, que recebeu esse nome por não se tratar de uma guerra declarada, com confronto direto. Os enfrentamentos ocorriam de maneira indireta, em diversos pontos.

3. De acordo com o texto, que papel coube ao governo e ao povo norte-americanos quando iniciada a Guerra Fria?
     Os Estados Unidos da América se obrigavam a ajudar a Europa a salvaguardar sua tradicional liberdade a independência de suas nações.

4. Como você explicaria a presença de anúncio de Shopping Centers  no meio de uma notícia que mostra a visão norte-americana da Guerra Fria?
   Explica que estes shoppings tem tudo que queremos e gostaríamos de adquirir, e que estes shoppings tem muitas coisas atraentes e grandes estacionamentos para nossos variados tipos de carros, e muitos carros que nós, capitalistas gostaríamos de adquirir.

5. Qual a imagem que a notícia procura construir do capitalismo e do socialismo?
   A imagem de que eles querem passar é que nós capitalistas temos tudo o que queremos, e os comunistas não tinham nada, com o capitalismo teremos o que quisermos e no comunismo nada disso teremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário