quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VARGAS DE 1934 A 1937 - Isadora Sant'Ana






 VARGAS DE 1934 A 1937


                                                                                                       


Isadora de Brito Sant'Ana
       Turma - 9c
        13/08/14
Este foi o presidente Getúlio Vargas.

                       
           Mesmo sob um regime, que durou de 1934-1937, o governo de Getúlio Vargas não abandou suas características centralizada e, com frequência, manifestava desacordo com a lei máxima do país.O presidente e alguns de seus ministros aproximaram-se dos Regimes fascistas de Mussolini, na Itália, e de Hitler, na Alemanha. 
            Em 1932, foi fundada a ação Integralista Brasileira, organização de inspiração fascista apoiada por grandes proprietários, empresários, membros da classe média, parte do operariado e oficiais das Forças Armadas. Seu líder, Plínio Salgado, tinha por lema ''Deus, pátria e família'' representava os radicais defensores da propriedade privada e pregava a luta contra o avanço comunista. O discurso integralista comoveu centenas de milhares de pessoas, que apoiavam ativamente o movimento.
            Dois anos depois, em oposição aos integralistas e ao governo Vargas, foi constituída uma aliança de esquerda, a Aliança Nacional Libertadora, liderada pelo Partido Comunista do Brasil. A ANL cresceu rapidamente em todo o país e os confrontos com os integralistas em praça pública passaram a ser frequentes. Nos discursos, o apoio ás greves de trabalhadores era explícito juntamente com a crítica ao governo federal e a defesa à implantação de um governo popular com características comunistas  - Posições que atraíram milhares de adeptos em todos os países. Em julho de 1935 o governo de Getúlio declarou-a ilegal com base na lei de Segurança Nacional.
               Em novembro de 1935, os comunistas liderados por Luís Carlos Prestes, que também era líder da ANL, tentaram promover uma revolução, denominada posteriormente Intentona Comunista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário